Mentira, só fiquei com tédio e lembrei que eu tinha pensado em postar isso aqui. Na verdade, no meio tempo entre essa postagem e a outra eu pensei varias vezes postar, mas não me lembrei, ou fiquei com preguiça (dedicação é tudo).
Mas bem, eu sumi pelo motivo de preguiça, mas agora estou aqui pra falar de um assunto que esta longe de ser um problema, mas é mais uma critica á fanboys em geral(também vale pra aqueles fanboys de Final Fantasy que acham que pro jogo ser bom tem que ser RPG de turno).
Estava eu muito feliz lendo um maravilhoso artigo sobre Castlevania Lord of Shadows - Mirror of Fate HD (ninguém chama ele assim, todo mundo chama de Mirror of Fate). Quando eu desço pra ler os comentários e leio uma coisa tipo assim:
"Lord of Shadows é God of War, não é Castlevania de verdade. Castlevania de verdade é Symphony of the Night."
...
Não entenderam?
Não mesmo?
Ta ok, vou explicar aqui pra vocês.
CASTLEVANIA, A SÉRIE DOS VAMPIRÃO LOCO DE SATANAEL
Ok, creio que qualquer "gamer hardcore" tenha já ouvido falar de Castlevania, certo? Seja pelos bons momentos bons em seu NES/SNES, seja pela decepção de pegar um jogo pela capa achando que vai ser o jogo mais foda da história do universo das dimensões e acabar pegando um jogo de SNES refeito pro PS1 (meu caso), seja pela foderosa experiencia de jogar Symphony of the Night, ou até mesmo por ouvir algum amigo falando dele, ou até mesmo por ter lido alguma notícia se referindo á Lord of Shadows.
Vocês sabem a origem dele? Bem se não, deixa eu explicar:
Castlevania em seus primeiros anos de vida |
"Nossa Ablon, que tosqueira é essa?"
Eu sei, eu sei, o jogo pode parecer para alguns meio tosco, mas pra muitos ele é épico e nostálgico. Castlevania foi lançãdo para NES em 1986, e teve duas sequencias no console da Nintendo, Castlevania 2: Simon's Quest e Castlevania Dracula's Curse.
O protagonista do primeiro e do segundo jogo é Simon Belmont, e o do terceiro é Trevor Belmont, pai de Simon (sim o 3 é uma prequel do 1). Por muitos Simon's Quest é o pior de todos os Castlevanias, e por muitos um dos piores jogos do mundo. Eu não joguei, mas eu sei porque ele é tão xingado: Você não sabe o que você tem que fazer, é aqueles jogos que pra você zerar ou você precisa ser o Bruce Lee radioativo ou usar um detonado. Mas bem, não é de Simon's Quest que vamos falar, então, foda-se.
Os jogos tinha um objeto simples: foder com o Dracula. Você pegava o Vampire Killer, que é um chicote que é dado á todos os herdeiros da familia Belmont, conhecida por serem os caçadores de vampiros, e saia desbravando o castelo do Dracula até encontrar ele e matar. Simples não? Bem, a história á partir do Simon's Quest tem mais profundidade (até o filho do Dracula, Alucard aparece pra te ajudar), mas em geral é isso: matar o Dracula. Simples, mas difícil, o jogo está longe de ser fácil e sempre tem uma área onde você vai trancar, pegar o controle do seu NES e toca-lo com toda a força no chão.
Mas não significa que o jogo seja ruim, o clima, a experiencia, a jogabilidade e a história fazem dele um dos melhores jogos do NES, e futuramente do SNES também. Simplicidade define, dificuldade também.
Depois no SNES houveram mais 2 títulos: Super Castlevania IV (a Nintendo tinha que colocar Super em tudo que era do SNES) e Castlevania Dracula X. Tem um tal de Castlevania Vampire Killer, mas é o Dracula X com outro nome (diferenças de região).
"Pera, duas gerações, 5 jogos oficiais lançados, mesma jogabilidade. Não ta na hora de inovar não?"
Sim, e a inovação veio.
SYMPHONY OF THE MITICAGEM
Ok, chegava a era 3D, os 64 bits, a Utopia que o Jaguar sempre pregava (pra quem não sabe, Jaguar é um console que tentou ser top de linha e acabou vendo as empresas sem poder fazer jogos pra eles, sem contar o pop-in era constante)
Mas bem, foda-se o Jaguar, ele agora vive nos anais do fracasso, estamos falando da era dos 64 bits, bom tempo depois do fracasso dele. Era a era do Playstation 1, a era do Nintendo 64 (que teve uns jogos do Castlevania pra ele, mas são tudo spin-off e um cocô), joguinhos de side-scrolling com chicotes? Já tava todo mundo cansado disso, tava na hora de inovar
E MITAR
Eu sei, eu sei, o jogo pode parecer para alguns meio tosco, mas pra muitos ele é épico e nostálgico. Castlevania foi lançãdo para NES em 1986, e teve duas sequencias no console da Nintendo, Castlevania 2: Simon's Quest e Castlevania Dracula's Curse.
O protagonista do primeiro e do segundo jogo é Simon Belmont, e o do terceiro é Trevor Belmont, pai de Simon (sim o 3 é uma prequel do 1). Por muitos Simon's Quest é o pior de todos os Castlevanias, e por muitos um dos piores jogos do mundo. Eu não joguei, mas eu sei porque ele é tão xingado: Você não sabe o que você tem que fazer, é aqueles jogos que pra você zerar ou você precisa ser o Bruce Lee radioativo ou usar um detonado. Mas bem, não é de Simon's Quest que vamos falar, então, foda-se.
Os jogos tinha um objeto simples: foder com o Dracula. Você pegava o Vampire Killer, que é um chicote que é dado á todos os herdeiros da familia Belmont, conhecida por serem os caçadores de vampiros, e saia desbravando o castelo do Dracula até encontrar ele e matar. Simples não? Bem, a história á partir do Simon's Quest tem mais profundidade (até o filho do Dracula, Alucard aparece pra te ajudar), mas em geral é isso: matar o Dracula. Simples, mas difícil, o jogo está longe de ser fácil e sempre tem uma área onde você vai trancar, pegar o controle do seu NES e toca-lo com toda a força no chão.
Mas não significa que o jogo seja ruim, o clima, a experiencia, a jogabilidade e a história fazem dele um dos melhores jogos do NES, e futuramente do SNES também. Simplicidade define, dificuldade também.
Depois no SNES houveram mais 2 títulos: Super Castlevania IV (a Nintendo tinha que colocar Super em tudo que era do SNES) e Castlevania Dracula X. Tem um tal de Castlevania Vampire Killer, mas é o Dracula X com outro nome (diferenças de região).
"Pera, duas gerações, 5 jogos oficiais lançados, mesma jogabilidade. Não ta na hora de inovar não?"
Sim, e a inovação veio.
SYMPHONY OF THE MITICAGEM
Ok, chegava a era 3D, os 64 bits, a Utopia que o Jaguar sempre pregava (pra quem não sabe, Jaguar é um console que tentou ser top de linha e acabou vendo as empresas sem poder fazer jogos pra eles, sem contar o pop-in era constante)
Mas bem, foda-se o Jaguar, ele agora vive nos anais do fracasso, estamos falando da era dos 64 bits, bom tempo depois do fracasso dele. Era a era do Playstation 1, a era do Nintendo 64 (que teve uns jogos do Castlevania pra ele, mas são tudo spin-off e um cocô), joguinhos de side-scrolling com chicotes? Já tava todo mundo cansado disso, tava na hora de inovar
E MITAR
Castlevania Symphony of the Night, nostalgia de muitos de lembrar desse jogo |
A série mudou por completo, o jogo ainda era em 2D, mas a qualidade gráfica já era muito mais superior, a jogabilidade com o chicote foi substituída pelo uso de espadas, e um sistema de nível foi implantado. O sistema de nível se não me engano já existia em Simon's Quest, mas não chegou á dar certo. Eu não joguei SOTN, mas eu considero ele uma miticagem, um jogo foda, porque ele foi o divisor de águas da série Castlevania, o jogo que disse: "Esse é o futuro da franquia."
Desde então, todos os jogos da franquia seguem um sistema semelhante ao de SOTN, com niveis melhores e etc. O meu Castlevania favorito, o Curse of Darkness, é muito influenciado por Symphony of the Night. E até agora ele é considerado por muitos o melhor jogo do PS1.
"Ta Ablon, ta enrolando novamente igual no post do dragão lá?"
Sim, to, me ame.
"Fala logo, esse texto já não ta grande demais não?"
Ta mesmo, mas eu já to terminando...a explicação.
"Aff..."
ESQUECIMENTO
Eu quero te perguntar...quais foram os grandes títulos de Castlevania pós Symphony of the Night? Curse of Darkness? Ok, eu tomo esse como exemplo, meu preferido, é muito bom, mas não teve tanto impacto quanto SOTN teve?
Bem, Castlevania ficou muito igual SOTN, não adianta falar que não, ficou sim, os gráficos podiam ser 3D e pá, mas o sistema de níveis, as armas, o clima, TUDO, tava parecido com Symphony of the Night. isso que ele foi lançado em 1997. Dai...
BOOM, LORD OF SHADOWS
FINALMENTE
É SÉRIO, EU SOU UM ATRASADO PRA NOTÍCIAS DE JOGOS, MAS EU FIQUEI DESDE A MINHA ÉPOCA DO PLAY 1 SEM SABER DE NENHUM LANÇAMENTO DE CASTLEVANIA, FINALMENTE UM TÍTULO GRANDE, COM UM GRANDE PUBLICO PROCURANDO ELE E...
Mimimi, não é Castlevania de verdade
Desde então, todos os jogos da franquia seguem um sistema semelhante ao de SOTN, com niveis melhores e etc. O meu Castlevania favorito, o Curse of Darkness, é muito influenciado por Symphony of the Night. E até agora ele é considerado por muitos o melhor jogo do PS1.
"Ta Ablon, ta enrolando novamente igual no post do dragão lá?"
Sim, to, me ame.
"Fala logo, esse texto já não ta grande demais não?"
Ta mesmo, mas eu já to terminando...a explicação.
"Aff..."
ESQUECIMENTO
Eu quero te perguntar...quais foram os grandes títulos de Castlevania pós Symphony of the Night? Curse of Darkness? Ok, eu tomo esse como exemplo, meu preferido, é muito bom, mas não teve tanto impacto quanto SOTN teve?
Bem, Castlevania ficou muito igual SOTN, não adianta falar que não, ficou sim, os gráficos podiam ser 3D e pá, mas o sistema de níveis, as armas, o clima, TUDO, tava parecido com Symphony of the Night. isso que ele foi lançado em 1997. Dai...
BOOM, LORD OF SHADOWS
FINALMENTE
É SÉRIO, EU SOU UM ATRASADO PRA NOTÍCIAS DE JOGOS, MAS EU FIQUEI DESDE A MINHA ÉPOCA DO PLAY 1 SEM SABER DE NENHUM LANÇAMENTO DE CASTLEVANIA, FINALMENTE UM TÍTULO GRANDE, COM UM GRANDE PUBLICO PROCURANDO ELE E...
Mimimi, não é Castlevania de verdade
INOVAÇÕES SÃO UMA AMEAÇA MORTAL Á TRADICIONAL E LINEAR FAMÍLIA DOS FANBOYS
Finalmente mudam algo, finalmente colocam algo novo, finalmente a franquia volta á ser vista, mesmo com modéstia e aparecem pessoas dizendo: "Não é Castlevania de verdade, verdade é o SOTN!!!!onze111!!!!"
NEM MESMO O SYMPHONY OF THE NIGHT PODE SER CONSIDERA UM CASTLEVANIA DE VERDADE ENTÃO. CASTLEVANIA DE VERDADE É O DO CHICOTE, O DO CLÃ BELMONT, DO SIMON, DO TREVOR, SEJA UM OLDFAG, MAS SEJA UM OLDFAG Q PRESTA CACETE!
OK, DEI RAGE, SÓ UM INSTANTE ~toma um suco de maracujá~, melhor agora.
Caras, entendam, uma franquia TEM que mudar se ela quer durar. Viu Call of Duty? Á tempos sem mudar e acabou na lama, virou piada, é isso que você quer para sua tão amada franquia? É obvio que não. Mais do mesmo pode dar lucro, mas mata a franquia. Inovar de uma forma ruim é pior do que manter a boa e velha formula? É claro que sim, mas Lord of Shadows é um bom jogo, nada demais, não foi uma queda pra franquia, alias, foi uma ascensão pra ela, eu não lembro de ver pessoas falando de Castlevania á bons tempos, e agora eu vejo pessoas falando da série e discutindo. Mesmo que ainda nas sombras de ótimos jogos de hoje, Lord of Shadows ainda aparece, muito mais dos que os titulos de Castlevania dos ultimos anos.
Entenda, inovar não é fazer o jogo "não ser de verdade", se fosse assim, Symphony of the Night não seria um Castlevania "de verdade".
Aé e claro, pra quem não gosta de Lord of Shadows, ele é considerado um reboot, um spin-off, ou seja simples o ignore.
Obrigado por terem saco por ter lido isso. PRAISE THE SUN \[T]/
OK, DEI RAGE, SÓ UM INSTANTE ~toma um suco de maracujá~, melhor agora.
Caras, entendam, uma franquia TEM que mudar se ela quer durar. Viu Call of Duty? Á tempos sem mudar e acabou na lama, virou piada, é isso que você quer para sua tão amada franquia? É obvio que não. Mais do mesmo pode dar lucro, mas mata a franquia. Inovar de uma forma ruim é pior do que manter a boa e velha formula? É claro que sim, mas Lord of Shadows é um bom jogo, nada demais, não foi uma queda pra franquia, alias, foi uma ascensão pra ela, eu não lembro de ver pessoas falando de Castlevania á bons tempos, e agora eu vejo pessoas falando da série e discutindo. Mesmo que ainda nas sombras de ótimos jogos de hoje, Lord of Shadows ainda aparece, muito mais dos que os titulos de Castlevania dos ultimos anos.
Entenda, inovar não é fazer o jogo "não ser de verdade", se fosse assim, Symphony of the Night não seria um Castlevania "de verdade".
Aé e claro, pra quem não gosta de Lord of Shadows, ele é considerado um reboot, um spin-off, ou seja simples o ignore.
Obrigado por terem saco por ter lido isso. PRAISE THE SUN \[T]/
BIBOCA MALOCA FUBANGA
ResponderExcluirPARE DE PEPPAR SEU PEPPY PEPPOSO
ExcluirHAUEHAUAHEUAHAUHAUAHEJAHAUEHAUAHEUAHAUE
ResponderExcluirCoitado do Lament of Innocence, é esquecido ate entre os esquecidos
puts, unica vez q eu vi ele foi procurando o Curse of Darkness no camelo da praça
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